10/11/2014

Enfim quem era o Necromante que Gandalf enfrentou em Dol Guldur?

A dois dias atrás abri um debate entre vocês (leitores), com a questão da verdadeira identidade do Necromante de Dol Guldur. Dentre todas as respostas obtidas, as opiniões estavam divididas entre duas alternativas, Sauron e o Rei Bruxo de Angmar. Andei pesquisando nos livros, e gostaria de passar a vocês alguns trechos de Contos Inacabados, que podem solucionar essa questão.

Página 371, do capítulo IV, da Terceira Parte, A Caçada do Anel:

" (...) Sauron deteve seu ataque e ordenou aos Nazgûl que iniciassem a busca do Anel. Mas Sauron não subestimava os poderes e a vigilância dos Sábios, e mandou que os Nazgûl agissem com o máximo sigilo possível. Naquela época, o Líder dos Espectros do Anel habitava em Minas Morgul com seis companheiros enquanto seu segundo, Khamûl, a Sombra do Leste, habitava em Dol Guldur como lugar-tenente de Sauron, com mais um como seu mensageiro (...)"

Página 502, Notas, A Caçada do Anel:
"De acordo com o registro no Conto dos Anos para 2951, Sauron enviou três, e não dois, dos Nazgûl para reocuparem Dol Guldur (...)"
P.S. Através deste trecho podemos eliminar a alternativa de que quem ressurgira em Dol Guldur era o Rei Bruxo, pois os Nazgûl foram usados para a reocupação da Fortaleza, ou seja, na época em Gandalf lutou contra o Necromante o Rei Bruxo já havia ressurgido.

No Glossário na definição de Dol Guldur temos a conclusão final; página 535:
"Dol Guldur "Monte da Feitiçaria", uma elevação sem árvores no sudoeste da Floresta das Trevas, fortaleza do Necromante entes de ser revelado como Sauron."

CONCLUSÃO:
O trecho nos revela que o Necromante era mesmo Sauron adquirindo força, ou seja, "forma" mesmo para que ressurgir como o "Grande Olho", e os Nazgûl, no caso os dois que lá estavam na época da exploração de Gandalf, eram os guardiões e mensageiro de seu senhor. O Rei Bruxo de Angmar, o líder dos Espectros do Anel, na época estava em Minas Morgul, junto com mais seis. Então o Rei Bruxo de Angmar já existia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário