16/01/2015

Thranduil, o Rei Élfico.

[Sugestão de postagem enviada via Facebook]


  Thranduil é um elfo Sindarin, Rei dos elfos-silvestres do norte da Grande Floresta Verde (Floresta das Trevas); Thranduil nasceu na Primeira Era, e, é filho de Oropher, um antigo elfo sindarin de Doriath (que morreu na Segunda Era, na Guerra da Última Aliança, a qual seu filho, Thranduil, também participou).
Seu, supostamente único filho, Legolas, foi um membro da Sociedade do Anel, na Terceira Era.
  Thranduil teve muito pouca participação nas obras de Tolkien, apesar de ter aparecido em muitas obras. Em O Hobbit, como muitos que leram o livro notaram, ele é citado apenas como Rei-Élfico da Floresta das Trevas, nada mais. É citado também em A Sociedade do Anel, durante o Conselho de Elrond, quando Legolas é apresentado como filho de Thranduil, da Floresta Verde (Floresta das Trevas). Em O Silmarillion, é citado uma única vez em “Os Anéis do Poder e da Terceira Era”, quando a Sombra de Sauron (de sua fortaleza em Dol Guldur), invade a Floresta Verde, e seu reino fica limitado apenas para o Norte. Em Os Contos Inacabados, é citado várias vezes em histórias como A Caçada do Anel, onde Gollum é prisioneiro em suas terras. 

- Sobre a aparência de Thranduil: 
  “Em sua cabeça via-se uma coroa de bagas e folhas vermelhas, pois mais uma vez chegara o outono. Na primavera usava uma coroa de flores silvestres. Na mão segurava um cajado entalhado de carvalho” 
[Para esse “tópico” utilizei a descrição feita em O Hobbit sobre o Rei-élfico]
Thranduil, o Rei Élfico 

- O Reino de Thranduil: 
  “(...) diz-se que o Reino de Thranduil estendia-se às florestas que circundavam a Montanha Solitária e cresciam ao longo das costas ocidentais do Lago Comprido, antes da chegada dos Anões Exilados de Moria e da invasão do Dragão. O povo élfico desse reino migrara do sul, pois eram parentes e vizinhos dos elfos de Lórien; mas haviam habitado na Grande Floresta Verde a leste do Andúin. Na Segunda Era seu rei, Oropher [pai de Thranduil, pai de Legolas], retirara-se para o note, além dos Campos de Lis. Fez isso para livrar-se do poder e das transgressões dos Anões de Moria (...)” 
  “Em outro trecho consta que, quando haviam passado mil anos da Terceira Era e a Sombra recaiu sobre a Grande Floresta Verde, os elfos silvestres governados por Thranduil recuaram dela à medida que se alastrava cada vez mais para o norte, até que por fim Thranduil estabeleceu seu reino no nordeste da floresta, e lá escavou uma fortaleza e grandes salões subterrâneos.”




Algumas Batalhas: 
  Teve participação na Guerra da Última Aliança, na qual perdeu seu pai Oropher, na primeira investida contra Mordor.
   Também em A Batalha dos Cinco Exércitos


Créditos:

Livros usados na postagem: 

O Hobbit, Barris Soltos, capítulo IX.
Contos Inacabados – Segunda Parte: a Segunda Era; Apêndice B – Os Príncipes Sindarin dos Elfos Silvestres

Ilustração: Tumblr 

Nenhum comentário:

Postar um comentário