15/01/2015

Vanyar, Noldor e Teleri - As Três Casas Élficas

Como o tema “Elfos” é muito extenso e complexo, eu gostaria de postar diversos post relacionados a histórias e lendas desse povo, os Filhos de Ilúvatar, o “Povo das Estrelas”. As três casas são: os Vanyar, os Noldor e os Teleri. Muitas histórias e fatos que geraram a mudança do mundo estão baseados nos feitos realizados por essas três casas, pois apesar de todas as três terem partido a Valinor, muitos regressaram, e os Noldor foram punidos rigorosamente por esse desafio ás regras impostas por Manwë.

Vanyar: Os Vanyar são os mais belos e nobres dos Altos Elfos. Eles são o menor dos três clãs dos Eldar, e foram os primeiros a chegar em Aman. De acordo com a lenda, o clã foi fundado por Imin, o primeiro Elfo a despertar em Cuiviénen, sua esposa Iminyë, e seus doze companheiros; porém foi Ingwë, o primeiro Vanya a viajar com Oromë para Valinor, quem se tornou seu rei. Eles falavam Quendya, um dialeto de Quenya encontrado apenas em Valinor.

Noldor: Os Elfos Profundos, a segunda leva dos eldar na viagem para o oeste a partir de Cuiviénen, liderados por Finwë. O nome (quenya noldo, sindarin golodh) significava “Sábios” (no sentido de possuidores de conhecimento, não providos de sagacidade ou sólido discernimento). Os Noldor são tidos como os melhores dentre os Elfos e todos os povos da Terra-média em conhecimento, belicosidade e artifícios. Em Valinor “grandes se tornaram seus conhecimentos e suas habilidades; porém ainda maior foi sua sede por mais conhecimento, e em muitas cosias eles logo suplantaram seus professores. Eram inconstantes na fala, pois tinham grande paixão por palavras, e sempre procuravam encontrar nomes mais apropriados para todas as coisas que eles conheciam ou imaginavam”. Eram amados por Aulë, o Ferreiro, e foram os primeiros a descobrir e entalhar gemas. Em contraposto, os Noldor eram também os mais orgulhosos dos Elfos; e, pelas palavras dos Sindar, “eles precisavam de espaço para disputas”. Seu principal local de habitaram foi a cidade de Tirion sobre Túna. Entre os mais sábios dos Noldor estava Rúmil, criador do primeiro sistema de escrita e autor de muitos livros épicos de conhecimento. Fëanor, filho de Finwë e Mí­riel, foi o maior de seus artí­fices, “o mais poderoso em habilidade com palavra e mão”, e criador das Silmarils.

Teleri: A terceira e mais numerosa das três levas de eldar na viagem para o oeste a partir de Cuiviénen, liderada por Elwë (Thingol) e Olwë. O nome que usavam para si mesmos era lindar, os Cantores; os teleri, Os Relutantes, Os que se recusavam, foi-lhes dado por aqueles que estavam adiante deles na marcha. Muitos dos teleri não deixaram a Terra-média; os sindar e os nandor eram elfos telerin em sua origem. Em sua jornada, alguns dos Teleri temeram as Montanhas Nebulosas e não se atreveram a cruzá-la, voltaram para trás e permaneceram nos vales do Anduin, e foram chamados de Nandor, liderados por Lenwë. Oromë liderou os outros através das Montanhas Nebulosas e Montanhas Azuis até Beleriand. Lá Elwë se perdeu, e os Teleri ficaram para trás procurando por ele. Os Vanyar e Noldor caminharam até uma ilha flutuante que foi rebocada por Ulmo até Valinor.
Após anos, Ulmo voltou para Beleriand para buscar os remanescentes Telei. Como Elwë ainda não havia sido encontrado, uma grande parte dos Teleri elegeu seu irmão, Olwë, como seu líder e foram levados para Valinor. Laguns Teleri ficaram para trás, ainda procurando por Elwë, e outros ficaram nas praias, sendo chamados por Ossë. Eles elegeram Círdan como seu líder e se tornaram os Falathrim. Todos os Teleri que ficaram em Beleriand mais tarde foram chamados de Sindar.

Fonte: 
Livro:  O Silmarillion

Nenhum comentário:

Postar um comentário