10/12/2014

A História de como Melkor corrompeu os elfos, transformando-os em Orcs:


Várias vezes nas obras de Tolkien são citadas que os orcs eram primeiramente elfos, que foram corrompidos pela maldade do até então Senhor do Escuro Melkor.
Quando os quendi surgiram na Terra-média, no Cuiviénen, os Valar demoraram algum tempo até descobrir que os Filhos de Ilúvatar haviam despertado. Já Melkor logo soube, devido a seus vários espiões que estavam em todos os lugares, espreitando cada canto da terra. Certa vez o vala Oromë cavalgava próximo a região do Cuiviénen (que não mais existia), e ao ouvir vozes e cantos se aproximou, sendo que muitos dos quendi sentiram medo e saíram correndo do lugar, os que ficaram fizeram amizade com Oromë que os contemplou e os chamou de eldar em sua própria língua, e os eldar ficaram maravilhados por ver outra criatura que falava. Assim começou a ida das três casas á Valinor, conduzida por Oromë, mas essa não é a questão agora. Os eldar que fugiram de Oromë após a sua chegada, provavelmente foram capturados pelos servos de Melkor e levados a Utumno (fortaleza de Melkor, anterior a Angband) e torturados de todas as formas, gerando assim a terrível raça dos orcs, que apesar de toda sua maldade e fidelidade aos Senhores do Escuro, sempre os detestaram em seu intimo. Um dos motivos de os elfos terem fugido com a chegada do vala, foi que Melkor já os havia aterrorizado com seus servos a cavalo, justo para que quando Oromë se aproximasse, pois costumava cavalgar frequentemente pela Terra, eles sentirem medo e fugirem.
Para encerrar e acrescentar mais algumas informações, aqui está um pequeno trecho de O Silmarillion que confirma o que eu havia dito:

“Entretanto, pouco se sabe daqueles infelizes que caíram na armadilha de Melkor. Pois quem, entre os seres vivos, desceu aos abismos de Utumno, ou percorreu as trevas dos pensamentos de Melkor? É, porém, considerado verdadeiro pelos sábios de Eressëa que todos aqueles quendi caíram nas mãos de Melkor antes da destruição de Utumno foram lá aprisionados, e, por lentas artes de crueldade, corrompidos e escravizados; e assim Melkor gerou a horrenda raça dos orcs, por inveja dos elfos e em imitação a eles, de quem eles mais tarde se tornaram os piores inimigos. Pois os orcs tinham vida e se multiplicavam da mesma forma que os Filhos de Ilúvatar; e nada que tivesse vida própria, nem aparência de vida, Melkor jamais poderia criar desde sua rebelião no Ainulindalë antes do Início. Assim dizem os sábios. E, no fundo de seus corações negros, os orcs odiavam o Senhor a quem serviam por medo, criador apenas de desgraça. Essa poder ter sido o ato mais abjeto de Melkor, e o mais odioso aos olhos de Ilúvatar.”

_O Silmarillion, Quenta Silmarillion – Capítulo III, página 49

Imagem: Orcs




Nenhum comentário:

Postar um comentário