10/05/2015

O Relato de Isildur sobre o Um Anel

Eis o manuscrito feito por Isildur sobre o Um Anel, o qual Gandalf encontrou nos Registros de Gondor. O trecho relatado foi citado pelo Mago durante o Conselho de Elrond, em Valfenda.

O Grande Anel deve agora se transformar em parte da herança do Reino do Norte; mas registros dele serão deixados em Gondor, onde também moram os herdeiros de Elendil, para evitar que venha um tempo em que a memória dessas questões importantes seja obscurecida.
  
Segue-se a descrição do Anel feita por Isildur:

Estava quente no primeiro momento em que o peguei, quente como brasa, e minha mão se queimou, de tal modo que duvidei que algum dia pudesse me ver livre da dor causada pela queimadura. Apesar disso, no momento em que escrevo, está frio, e parece que encolheu, embora sem ter perdido a beleza ou a forma. A escrita que há nele, que no início estava visível como uma chama vermelha, já desapareceu, e mal pode ser lida. As letras são de uma caligrafia élfica de Eregion, pois não há em Mordor letras para um trabalho tão sútil; mas a língua me é desconhecida. Suponho que seja uma língua da Terra Negra, uma vez que é desagradável e rústica. Que maldade está aqui impressa não sei dizer; traço uma cópia para evitar que desapareça e nunca mais seja recuperada. Talvez o Anel sinta falta do calor da mão de Sauron, que era negra e mesmo assim queimava como fogo, e assim Gil-Galad foi destruído; e talvez, se o ouro for reaquecido, a inscrição fique visível outra vez. Mas, de minha parte, não arriscarei danificar uma coisa dessas: de todos os trabalhos de Sauron, o único belo. É precioso para mim, embora o tenha adquirido à custa de muito sofrimento.

Ash nazg durbatulûk, ash nazg gimbatul, ash nazg thrakatulûk 
agh burzum-ishi krimpatul.

A Sociedade do Anel, O Conselho de Elrond, pg. 350, 352
J.R.R.Tolkien

Seguem-se algumas imagens relativas ao texto acima:

Gandalf procura escritos sobre o Um Anel nos Registros de Gondor

Isildur e o Um Anel, ainda no dedo indicador de Sauron, onde se encontrava anteriormente.
[Imagem do filme: A Sociedade do Anel]

Nenhum comentário:

Postar um comentário